
Você sabe o que eu NÃO FAÇO na fotografia de parto?
Compartilhe
A fotografia de parto ainda causa um certo receio por ser realizada em um dia tão íntimo. Porém é a fotografia do seu parto que irá te contar em detalhes o acontecimento mais incrível da sua vida!
A fotografia de parto guarda memórias de pertencimento, de força, de resiliência. Nos auxilia no puerpério nos trazendo imagem e forma aos momentos vividos que muitas vezes são distorcidos ou esquecidos pela quantidade de hormônio que atua no nosso corpo durante o trabalho de parto. E ter o seu parto fotografado também é a oportunidade do seu filho ou filha crescerem com o pertencimento de saber qual o primeiro olhar que receberam, o primeiro toque. Reviver o primeiro abraço.
A fotografia de parto é grande, faz com que possamos reviver nossa maior força e potência e também relembrar: tudo que você precisa está dentro de si!

Mas, para sanar algumas dúvidas e inseguranças, trago aqui o que eu NÃO FAÇO enquanto estou fotografando partos e também já deixo o convite para que você me chame e possamos conversar sobre seus receios sobre esse momento tão único!

Eu tenho 4 opções de cobertura de fotografia de parto e em três delas, eu posso começar o acompanhamento ainda na sua casa!
Por que começar a fotografar o trabalho de parto ainda em casa?
Para ter a narrativa da história completa! Nossa casa tem o cheiro da gente, nosso conforto e segurança e nada mais lindo que poder guardar esses detalhes e início do processo do parto para as futuras gerações da sua família!

Como eu acredito na humanização do parto e trabalho alinhada a esse propósito há mais de 10 anos (aqui eu conto um pouco mais sobre mim: https://www.karolsaadifotografia.com.br/prazer-karol ) eu respeito o tempo do binômio mãe-bebê. A fotografia de parto precisa ser paciente, cuidadosa, respeitosa.
Assim que o bebê nasce, estando tudo dentro do esperado com mãe e bebê, será realizada a hora de ouro (golden hour) onde você e seu bebê ficarão juntinhos, pele a pele, se reconhecendo. Eu farei algumas fotografias desse momento e sairei do ambiente para que vocês possam se curtir com privacidade! E esperarei até fazer as fotografias dos primeiros cuidados com seu recém nascido!

Na fotografia de parto eu não utilizo nenhuma fonte de luz que irá atrapalhar o processo do trabalho de parto!
Os hormônios do parto atuam melhor em ambiente de penumbra e é respeitando a fisiologia do parto que eu trabalho. Sendo assim, não terá flash, foco de luz, nem nada que interfira e atrapalhe você.
Eu estou completamente familiarizada com a fotografia com pouca luminosidade, sabendo tirar o melhor proveito possível da luz ambiente disponível e também extrair o melhor do meu equipamento fotográfico.
Então você pode ficar tranquila! Terá fotografias lindas, reais e poéticas, independente da quantidade de luz disponível no ambiente!
Se quiser se certificar disso, convido a ver a galeria de fotografias de parto: https://www.karolsaadifotografia.com.br/portfolio/fotos-de-parto

Saber se portar em um parto é parte essencial sobre trabalhar com fotografia de parto!
Tanto em um parto normal quanto em ambiente cirúrgico, em uma cesareana, a minha postura é extremamente ética. A equipe de assistência ao parto está lá para garantir a segurança e bem-estar, sua e do seu bebê, e meu papel é registrar sem interferências.
Mesmo também estando presente para ser suporte e incentivo ao seu parto, farei isso de forma que não atrapalhe na conduta médica e de equipe de enfermagem.

A fotografia de parto é em essência documental.
Não faço nenhum direcionamento, não chamo a sua atenção, não peço poses, não peço para olhar para a câmera. Não modifico o local. Não modifico os móveis, não interfiro na equipe de assistência.
Por conhecer tão bem a fisiologia do parto e estar atenta aos detalhes, eu busco os melhores ângulos e enquadramentos sem precisar que você faça nada além de viver o seu momento com entrega e conexão consigo mesma!


Você é única, seu parto é único, sua vivência será única.
Com isso em mente, durante a fotografia de parto, eu não irei puxar assunto, não irei conversar, a não ser que você converse comigo, a não ser que você esteja querendo interação social.
Eu estarei lá para respeitar cada detalhe do que você está vivendo e precisando, a cada momento.
Por esse motivo também, eu não fico clicando sem parar. Não quero que você se sinta observada ou invadida. E por isso, eu faço fotografias discretas, com equipamento silencioso e em momentos oportunos. O parto é cíclico e vivendo esse oceano junto com você, irei sentir as ondas e os momentos certos de fotografar.
Por entender o trabalho de parto como momento familiar, mas também íntimo, em alguns momentos eu também saio do ambiente que você está, para que você e seu/sua acompanhante tenham momentos de privacidade, conexão intimista e respiros para que possa se perceber e sentir o que está precisando para o momento.
E eu também não posto fotografias sem autorização prévia.
Tanto as fotografias desse post, quanto as fotografias do meu instagram ( https://www.instagram.com/karolinesaadifotografia/ ) foram vistas e aprovadas pelas famílias antes de ir para a rede social.
E caso você seja uma mulher que preze por total discrição, tem a opção de não autorizar o uso de imagem. Nesse caso, eu vou fazer a entrega das suas fotografias e não irei perguntar se alguma poderá ser postada 😌

Para reforçar: eu me adapto a você e a sua equipe, nunca o contrário.
Me adapto a luz, a onde você se sentiu mais confortável para parir, a quantidade de pessoas que você escolheu para viver esse momento.
Irei encontrar o meu lugar sem invadir e atrapalhar o espaço do outro. Sempre com o pensamento de contar para você a maior quantidade de fragmento de história possível mas SEM atrapalhar ninguém que está envolvida/o no processo!

Eu não estudo somente fotografia, eu estudo sobre fisiologia do parto, intercorrências do parto, emergências, todos os desdobramentos que possam acontecer. E por isso estou pronta e apta a fotografar o seu parto, tanto em um parto domiciliar, quanto em um parto normal hospitalar, quanto em uma cesarea por indicação clínica ou intra-parto.
Conheço os ambientes, reconheço as fases e reconheço quando um trabalho de parto não está mais sob risco habitual, assim sendo, posso me antecipar aos acontecimentos para não ficar no caminho da equipe, caso alguma ação rápida precise ser tomada.
E mais uma vez, para encerrar, fotografia de parto para mim é vida. É o que me move, é o que eu acredito e espero poder estar com você para guardar com amor, carinho e respeito o dia mais especial da sua vida!


Vídeo de Parto - Saeny e Luiz conheceram Pedro - Maternidade Sinhá Junqueira - Ribeirão Preto - SP

O Valor da Fotografia de Parto - Ribeirão Preto - SP

O que está por trás do cotidiano da gestação?

Fotografia corporativa - É necessário seguir um padrão para mostrar a sua imagem ao mercado de trabalho? - Ribeirão Preto - SP
