Fotografia Documental de Família, o que é isso? - Ribeirão Preto - SP
Compartilhe
Você já se perguntou o que é fotografia documental de família? Pois é, esse nome ganhou força há pouco tempo, e muita gente ainda tem dúvidas sobre o que é e como funciona a fotografia documental de família.
Por isso resolvi escrever este artigo, para tirar todas essas dúvidas e explicar como funciona esse estilo tão especial de fotografia. Sou Karoline Saadi, fotógrafa de família em Ribeirão Preto - SP. Siga a leitura para aprender tudo sobre fotografia documental de família :)
O que é Fotografia Documental de Família?
A fotografia documental de família tem como premissa o registro do cotidiano. Você se lembra quando nossas mães e pais faziam nossas fotos com a clássica câmera de filme? Muitas vezes sem a certeza que o resultado seria satisfatório, porém, são essas fotos que contam a nossa história.
Nossa infância está lá, nas caixas de sapato, nos álbuns, nos porta-retratos.
Desde que começamos a poder registrar os nossos dias em casa, a fotografia de família faz parte dos almoços familiares, da viagem da família, do bolinho com os amigos para comemorar o aniversário. Além disso, é um dos estilos mais antigos de fotografia!
São memórias da nossa vida, que nos levam a um pertencimento de lugar e de época.
Objetivo da Fotografia Documental de Família
A proposta da fotografia documental de família é guardar por meio das imagens os momentos especiais do nosso dia a dia. Transformar todo o amor do cotidiano em memórias vivas.
A saudade que sentimos conforme o tempo passa está intrinsecamente ligada aos momentos vividos, momentos esses que fazem parte da nossa rotina. Temos saudades das risadas, dos abraços, do sentar na mesa juntos para uma refeição...
Saudades de por os filhos para dormir, da bagunça da hora do banho. Arrumar para ir para a escola. Saudades das brincadeiras, de sentar todos juntos no sofá para o cinema em família.
O objetivo da fotografia documental de família é registrar tudo isso em uma fotografia que passará de geração em geração, contando os caminhos que essa família percorreu até chegar a vida adulta.
+ Leia também: O Valor da Fotografia de Parto
E como acontece uma sessão documental de família?
Da melhor forma possível: espontânea! Na fotografia documental de família não existe direção de cena.
Vocês não vão precisar posar para as fotografias e também não precisamos nos preocupar com o tempo! Normalmente a sessão ocorre por períodos do dia (café da manhã, almoço, lanche da tarde). Pois sim, eu amo registros perto das horas de refeição, afinal, quando me dizem: mas eu não sei ser fotografada(o), de uma coisa eu tenho certeza: todo mundo sabe comer! haha
A fotografia documental de família também pode ser realizada para contar um dia importante para vocês, como o dia do aniversário, ou o dia do batizado! Aqui tem um exemplo de como é lindo registrar de forma documental o dia do bastismo: Batismo do Gael.
O importante é que faça sentido para vocês! Então sendo de pijama ao acordar, ou em um horário que já tenha dado para fazer uma make, o importante é que que você esteja confortável, que faça parte da sua vida, faça parte da sua realidade!
Se você pensa também sobre sua casa, o tamanho dela, ou se está arrumada ou bagunçada, já posso adiantar também: relaxa! O meu foco não é na casa em si, mas nas relações que vocês controem como família dentro dela.
O carinho, o abraço, o beijo. As vezes a birra, o choro, o acalento, pois tudo isso faz parte da rotina.
Mas se você realmente não quiser fotografar dentro de casa, tudo bem também! Podemos encontrar um lugar que faça sentido para vocês, que também faça parte da rotina, e ir para esse lugar especial.
Espero poder guardar os melhores momentos do cotidiano da sua família e transformar as memórias em uma caixa de tesouros, um livro sobre a vida, que poderá ser passado de geração em geração, perpetuando a magia que é ter as lembranças de uma vida na palma das mãos.
Veja também: Galeria de Fotografias Documentais de Família Premiadas.