Fotografia corporativa - É necessário seguir um padrão para mostrar a sua imagem ao mercado de trabalho? - Ribeirão Preto - SP
Compartilhe
Hoje em dia, mesmo para o trabalho, tudo está envolvido com redes sociais. O LinkedIn se tornou o principal cartão de visita, currículo e meio de alcançar os objetivos profissionais e alcançar novas pessoas e empresas, além, é claro, do Instagram, Facebook e o divertido TikTok.
E quando pensamos na apresentação, além da boa escrita, além de montar uma boa apresentação curricular sobre todas as experiências e especializações, a imagem apresentada influi - e muito. A autoimagem fala por nós, em um espaço que só nos conhecerão por meio dessa forma.
Nossa representação imagética atrai ou repele intenteresse baseado na leitura feita de conduta, de vestimenta, de personalidade.
A fotografia profissional pode ser uma ótima aliada a atrair mais interesse para o seu perfil ou para o seu negócio! E com isso em mente, podemos questionar: quem queremos atrair?
Faço esse questionamento pelo seguinte ponto: a fotografia corporativa, a fotografia para seu perfil profissional, com o intuito de falar sobre você pode - e deve - trazer a sua personalidade, ou a personalidade que a sua empresa representa.
Quem é o seu público alvo? Qual o seu objetivo de trabalho?
Qualquer que seja seu perfil - do conservador ao despojado - a fotografia poderá transmitir uma mensagem clara e direta.
O que vale aqui é a quebra da ideia que fotografia corporativa só pode ser feita de uma maneira, engessada, igual a todas as outras vistas pela internet. Podemos pensar, desbravar, encontrar o seu momento perfeito, para criar ainda mais destaque no meio.
Mesmo para trabalhos mais formais, é interessante a ideia de trazer gostos pessoais para que o leitor da imagem também possa encontrar afinidade. Trazer o lado humano gera identificação e pode fazer muita diferença pra cumprir o objetivo de procura:
E ainda, alinhando a ideia de um trabalho mais voltado ao documental, mesmo na fotografia corporativa, trazendo personalidade e vida, complementei com os ideais que acredito, fomentando o empreendedorismo materno e feminino. Para o público feminino, trabalho com valores diferenciados, para facilitar o processo de profissionalização da imagem. Seja a micro empresária, começando um negócio familiar; a mulher que deseja se reinserir no mercado de trabalho, ou empresas que já estão ativas no mercado, mas querem repaginar e dar uma nova identidade e significado a sua imagem.
Esse texto e fotografias, foram feitos por uma mulher, mãe, empreenderora, fotógrafa, administradora, esposa, amiga, filha, nora, e tantas outras faces, que nós mulheres temos, todas dentro de uma, podendo transmitir isso através de imagens sinceras, de uma mulher que levanta outras mulheres.
Karoline Saadi