As estações frias e as crianças (dicas)
Compartilhe
Para quem assim como eu, curte uma vida mais saudável, menos industrializados e não curte ficar medicando os pequenos, as dicas da Bruna são especiais!!!
Vocês encontram a Bruna aqui: Garbhini - terapia ayurvédica e doulagem
"Quem tem filhos pequenos sabe, que é só começar o friozinho que as crianças já começam a tossir e o nariz começa a escorrer, não é mesmo? Algumas crianças chegam a passar toda a estação de frio com o nariz escorrendo. A gente se preocupa, mas não é motivo para alarde e nem pra correr e dar antibióticos, quando o caso não for tão grave.
Segundo o Ayurveda, isso é esperado, já que as crianças estão em uma fase kapha da vida e, sendo assim, tendem a acumular muco com mais facilidade que os adultos. O frio costuma agravar os doshas kapha e vata. Assim como as crianças estão em fase kapha, os idosos estão em fase vata e, por isso, também costumam ter problemas no inverno.
️
Se juntarmos então o frio e a umidade (clima comum no inverno do sul do Brasil) os “kaphinhas” sofrem ainda mais! Aí costumam vir tosse, nariz escorrendo, bronquite, asma...
Para amenizar isso tudo, o primeiro conselho que posso dar é um bem de vovó mesmo: agasalhe as crianças! Não deixe que sintam frio! Mas isso não quer dizer pra trancarem os pequenos dentro de casa e só deixar colocarem o pé pra fora na próxima estação. E nem pra vestir a criança como um esquimó! Ficar ao ar livre é muito saudável e importante! Precisamos respirar ar puro, estar em contato com a natureza e tomar Sol, mas faça isso em horários mais quentinhos e com uma roupinha adequada para a temperatura!
Nada de pé no chão, sorvete e bebidas geladas! Ofereça alimentos quentinhos e confortantes! Abuse de chás (erva-doce, camomila, com canela e gengibre), sopas, legumes cozidos, mingauzinhos de aveia com frutas (sem leite), especiarias aquecedoras, como canela, gengibre, cardamomo, noz moscada, pimenta…
Uma alimentação equilibrada favorece uma boa saúde, lembre-se disso!
O leite é uma alimento que favorece o surgimento de muco, por isso, talvez seja melhor evitá-lo durante a crise e, quando for oferecer, oferecê-lo fervido com especiarias, como a canela, noz moscada e açafrão, o que ajuda a diminuir seu potencial mucogênico.
Um grande vilão das doenças respiratórias é o corante alimentício. Ninguém deveria consumí-lo, mas, principalmente aqueles com bronquite e asma! Os corantes estão presentes em diversos “alimentos”, como gelatinas, iogurtes industrializados, bolachas recheadas, refrigerantes e etc.
Para crianças com mais de 1 ano, um ótimo aliado é o mel. Ele é secativo e ajuda a diminuir as secreções. Mas atente, pois o mel não pode ser aquecido acima de 40º C, pois se torna tóxico!
E, por falar em mel, tenho uma dica bem legal para utilizar com as crianças durante o resfriado e para evitar que ele se agrave e seja necessário apelar para a alopatia! É um “xarope” natural, o qual chamamos de churna:
* 3 colheres de chá de pimenta do reino
* 2 colheres de chá de cardamomo em pó
* 1 colher de chá de canela em pó
* O quanto baste de mel para misturar tudo e ficar uma pastinha.
Ofereça para as crianças 1 colher de chá da mistura 3 vezes ao dia! Diabéticos não devem utilizar mel.
Outra receita boa é esse chá:
* 1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
* 2 cravos
* 1 pau de canela
Ferva esses ingredientes por 10 min em 1 ½ de água e acrescente as ervas abaixo:
* 1 colher de sobremesa da mistura das seguintes ervas trituradas: hortelã, poejo e guaco.
Abafe por 10 min, coe e acrescente mel quando estiver de morno para quente. Tome o chá ainda quente antes de ir para a cama.
E, por fim, faça inalação com eucalipto e menta nos pequenos e mantenha as vias aéreas limpas, fazendo lavagem com soro fisiológico.
Com essas dicas, as crianças poderão passar por esse período de frio com mais tranquilidade e menos antibióticos!
Desejo saúde!"
Bruna Lima
Terapeuta ayurvédica e doula